Gestão Orientada das Consignações

Projeto para Acordo de Cooperação Técnica, indicado para toda Administração Pública que se preocupa com o bem estar social e econômico de seus servidores públicos.

O Caminho para uma Gestão Pública Fortalecida

Educação Financeira Integrada à Gestão de Consignados

A gestão pública enfrenta desafios significativos relacionados ao endividamento dos servidores públicos, por meio das consignações em folha de pagamento, o que pode prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos. Estudos demonstram que o excesso de endividamento afeta a eficiência dos servidores, levando ao estresse e a licenças médicas, causando ônus aos cofres públicos. 

Para resolver esse problema, é crucial adotar uma solução integrada que envolva tanto a gestão eficaz da margem consignável quanto o fortalecimento da situação financeira dos servidores. Para isso, enfatizar a educação financeira é fundamental para prevenir o superendividamento e promover a saúde financeira dos servidores, o que, por sua vez, fortalece a gestão pública municipal.

Nesse contexto, um modelo integrado que combina gestão eficiente de consignados com educação financeira se mostrou eficaz, resultando em uma redução de 14% no endividamento total dos descontos na folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Concórdia/SC entre 2018 e 2019.

Essa abordagem visa elevar a maturidade da gestão pública, capacitar os servidores a tomar decisões financeiras mais conscientes e, assim, contribuir para a modernização e o aprimoramento dos serviços municipais, atendendo às necessidades do cenário atual. 

Sobre o Projeto

O Projeto foi inspirado nas diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira, onde a parceria público privada garante a gratuidade de sua realização, por meio de uma estrutura de colaboração técnica e financeira com instituições públicas e privadas conveniadas ao INEF.

A cooperação técnica realizada com a Administração Pública é gratuita (sem repasses financeiros), com objetivo de realizar as ações de orientação e do controle financeiro desenvolvidas no projeto, minimizando os pontos de fragilidade existentes no processo das consignações, e consequentemente, promovendo a redução do endividamento dos servidores públicos.

Objetivo

O objetivo é promover o uso consciente das consignações, em especial ao uso do empréstimo consignado, adequando os descontos na folha de pagamento a real capacidade de endividamento de cada servidor público, através da orientação financeira e da gestão do uso da margem consignável e do controle do endividamento com descontos na folha de pagamento.

Objetivo Específicos

I) Promover a capacitação dos servidores sobre o uso das consignações na folha de pagamento, em especial do empréstimo consignado, através de cursos e treinamentos realizados no modo do Ensino à Distância, por educadores financeiros qualificados;

II) Certificar os servidores públicos pela participação nos cursos e treinamentos, atendendo as necessidades das pessoas de qualquer nível de conhecimento, em qualquer lugar e horário;

III) Fornecer acesso ao sistema eletrônico de controle das consignações, para o acompanhar a evolução do endividamento e das parcelas mensais de descontos na folha de pagamento;

IV) Promover o controle das consignações em folha de pagamentos e do limite do uso da margem de consignação dos servidores públicos, de forma eletrônica, via internet;

Ações do Projeto

Orientação financeira para o uso do crédito
Promover a capacitação dos servidores públicos para o uso do empréstimo consignado, com um programa educacional desenvolvido especificamente para a orientação financeira de servidores públicos.

Gestão das consignações na folha de pagamento
Promover o controle do uso da margem consignável, por meio do uso de um sistema de gestão eletrônico das consignações, que permite controlar os limites regulamentados e acompanhar a evolução do endividamento na folha de pagamento. 

A justificativa para o interesse público na orientação financeira e no controle sobre o uso do empréstimo consignado está na necessidade da manutenção da qualidade dos serviços públicos, que podem ser comprometidos em razão da falta de estímulo, da concentração no trabalho e do absenteísmo causados pelo estresse e preocupações dos servidores públicos com a falta de dinheiro, onerando inclusive os cofres públicos. 


Apoiadores e Colaboradores do Projeto

Sobre a Cooperação Técnica

A parceria pretendida atende a todos os critérios de viabilidade técnica, social, operacional e financeira, favorecendo o interesse da administração pública.

A proposta possui uma infraestrutura educacional composta com uma plataforma de ensino a distância que pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer hora, via internet, com um conteúdo diferenciado e específico, transmitidos através do Ensino a Distância (EAD).

A infraestrutura tecnológica de controle das consignações na folha de pagamento, complementa as ações do programa educacional na manutenção do controle do uso da margem consignável, permitindo o acompanhamento do nível do endividamento.

Portanto, os avanços alcançados com a realização da cooperação técnica, favorecem a implementação de ações capazes de possibilitar a capacitação de todo quadro funcional e o controle das consignações na folha de pagamento sem onerar os cofres públicos e seus servidores.

A execução das ações propostas no projeto são garantidas por convênios de cooperação técnica e financeira mantidos com empresas privadas conveniadas ao INEF.

Vantagens 

Otimizar recursos tecnológicos para capacitação e treinamento de seus servidores públicos;

Melhorar a eficiência do controle da margem consignável e das consignações;

Reduzir significativamente o endividamento com descontos consignados na folha de pagamento;

Potencializar a eficiência no trabalho.

Benefícios

Aprender a identificar as oportunidades e os riscos existentes nos produtos e serviços financeiros;

Acesso a orientações específicas sobre o uso do crédito consignado, em qualquer lugar e a qualquer hora;

Recuperar o equilíbrio financeiro e melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos;

Diminuir o estresse financeiro.

Quer saber mais!

Envie uma mensagem que entraremos em contato.

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Esperamos responder em até 24 horas. Você também pode nos contatar através de redes sociais. Os links estão logo abaixo.