O Projeto Servidor Público Equilibrado tem como finalidade orientar Servidores Públicos para os riscos e oportunidades existentes em produtos financeiros, que lhes são ofertados, para que saibam onde procurar ajuda e tomem decisões mais autônomas e conscientes sobre o uso do dinheiro e do crédito.
Através de Convênio formalizado com a administração dos governos públicos (federal, estadual e municipal), a implantação do projeto é realizada gratuitamente, tanto a administração pública como aos Servidores Públicos.
Contempla ainda, o uso gratuito de ferramentas informatizadas que auxiliam todo o processo de aprendizagem, facilitam o acesso dos Servidores ao conteúdo da educação financeira, e organizam suas finanças, através do sistema INFOCONSIG de controle sobre os descontos na folha de pagamento, e do uso de aplicativo OFF – ORÇAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR.
DESCRITIVO DO PROJETO SERVIDOR PÚBLICO EQUILIBRADO
Objetivo:
Fornecer acesso à educação financeira para que, as pessoas possam adquirir conhecimento sobre o uso consciente do dinheiro e do crédito e desenvolvam atitudes, costumes e hábitos que lhes proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável.
Justificativa:
Levando em consideração as possíveis dificuldades financeiras dos servidores públicos, o crescente aumento das consignações em folha de pagamento, e o longo prazo de financiamento de produtos financeiros a eles ofertados, o estabelecimento de políticas públicas voltadas à educação financeira, como forma de orientação para os riscos e oportunidades existentes em tais produtos, justifica a implantação deste projeto.
Conteúdo:
Palestra presencial inaugural, Ensino a distância, Pesquisa sócio econômica, Regulamentação e normatização das consignações, Otimização do processo eletrônico sobre as consignações, Software de planejamento e orçamento financeiro familiar – OFF.
Resultado:
Através das respostas em questionários e avaliações realizadas durante o curso do projeto, bem como, sobre os dados gerados no sistema de consignação implantado, pode-se medir e avaliar a evolução da educação financeira, e o nível de endividamento dos servidores. Como resultado, este projeto fornece as informações que servirão para nortear políticas públicas necessárias para o contínuo desenvolvimento de um Servidor Público Equilibrado.
METAS A SEREM ALCANÇADAS PELO PROJETO
I. Promover a Educação Financeira para desenvolver atitudes, costumes e hábitos que proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável aos Servidores Públicos;
II. Criar, adaptar e/ou melhorar a normatização e a regulamentação sobre todos os processos de descontos existentes na folha de pagamento;
III. Manter o nível do endividamento sobre as consignações em folha dentro dos limites regulamentados, através da centralização dos descontos em um único processo informatizado com averbação eletrônica via internet, que permita aferir e verificar permanentemente o nível do endividamento das consignações;
IV. Criar o hábito dos Servidores Públicos realizarem o seu planejamento e orçamento financeiro pessoal e familiar.