Projeto Servidor Público Equilibrado

O Projeto Servidor Público Equilibrado tem como finalidade orientar Servidores Públicos para os riscos e oportunidades existentes em produtos financeiros, que lhes são ofertados, para que saibam onde procurar ajuda e tomem decisões mais autônomas e conscientes sobre o uso do dinheiro e do crédito.

Através de Convênio formalizado com a administração dos governos públicos (federal, estadual e municipal), a implantação do projeto é realizada gratuitamente, tanto a administração pública como aos Servidores Públicos.

Contempla ainda, o uso gratuito de ferramentas informatizadas que auxiliam todo o processo de aprendizagem, facilitam o acesso dos Servidores ao conteúdo da educação financeira, e organizam suas finanças, através do sistema INFOCONSIG de controle sobre os descontos na folha de pagamento, e do uso de aplicativo OFF – ORÇAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR.

DESCRITIVO DO PROJETO SERVIDOR PÚBLICO EQUILIBRADO

Objetivo:

Fornecer acesso à educação financeira para que, as pessoas possam adquirir conhecimento sobre o uso consciente do dinheiro e do crédito e desenvolvam atitudes, costumes e hábitos que lhes proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável.

Justificativa:

Levando em consideração as possíveis dificuldades financeiras dos servidores públicos, o crescente aumento das consignações em folha de pagamento,  e o longo prazo de financiamento de produtos financeiros a eles ofertados, o estabelecimento de políticas públicas voltadas à  educação financeira, como forma de orientação para os riscos e oportunidades existentes em tais produtos, justifica a implantação deste projeto.

Conteúdo:

Palestra presencial inaugural, Ensino a distância, Pesquisa sócio econômica, Regulamentação e normatização das consignações, Otimização do processo eletrônico sobre as consignações, Software de planejamento e orçamento financeiro familiar – OFF.

Resultado:

Através das respostas em questionários e avaliações realizadas durante o curso do projeto, bem como, sobre os dados gerados no sistema de consignação implantado, pode-se medir e avaliar a evolução da educação financeira, e o nível de endividamento dos servidores. Como resultado, este projeto fornece as informações que servirão para nortear políticas públicas necessárias para o contínuo desenvolvimento de um Servidor Público Equilibrado.

METAS A SEREM ALCANÇADAS PELO PROJETO

I.    Promover a Educação Financeira para desenvolver atitudes, costumes e hábitos que proporcionem uma vida mais equilibrada e sustentável aos Servidores Públicos;

II.    Criar, adaptar e/ou melhorar a normatização e a regulamentação sobre todos os processos de descontos existentes na folha de pagamento;

III.    Manter o nível do endividamento sobre as consignações em folha dentro dos limites regulamentados, através da centralização dos descontos em um único processo informatizado com averbação eletrônica via internet, que permita aferir e verificar permanentemente o nível do endividamento das consignações;

IV.    Criar o hábito dos Servidores Públicos realizarem o seu planejamento e orçamento financeiro pessoal e familiar.